terça-feira, 21 de outubro de 2014

O mui antigo ritual do chá

Pois bem, caros leitores, como a minha primeira publicação aqui no blog eu vou falar do ritual mais elegante, ao menos para o meu simplório ponto de vista, dos tempos modernos: o chá à inglesa. Não sou tão cult ao ponto de me adentrar na prática ritualística oriental dos infindáveis países da Asia, os chás temperados com especiarias do oriente médio, nem nada disso, mas vamos falar do chá ao melhor estilo Downton Abbey.




Então, de acordo com a mui sapiente e confiável cof cof wikipédia, com a expansão do Império Britânico para as Índias Orientais, o tcha, tay, tea whatever da Ásia chegou à terra da rainha junto com outras exoticidades amadas pelos nossos caros ingleses como chocolate, ópio, café e a amada (e polêmica) Cannabis Sativa, que era usada pela petit Rainha Victória, primeira do seu nome, para aliviar as dores das cólicas menstruais, mas isso é coisa pra outro post... O chá fez muito sucesso, por ser fácil de cultivar, preparar e de beber.

Pois bem, meus caros, vamos ao que interessa: como fazer chá preto com leite parecer tão chique:



De acordo com um servo do Barão Herbert em Londres, em 1672, as instruções para o preparo do chá, e aquecimento das delicadas xícaras são:

1/4 de galão (cerca de 1,13l) de água de fonte apenas fervida, para a qual se coloca uma uma colher cheia de chá, e adoçado à gosto. Assim que o açúcar e o chá estiverem dentro do bule, o vapor deve ser mantido dentro o máximo possível e descansado por um quarto ou meia hora no calor do fogo, mas sem ferver. As pequenas xícaras devem ser mantidas no vapor, antes do líquido ser posto.




Eventos meramente formais podem ser uma desculpa para xícaras e pires ao invés de canecas. O ritual do chá inglês, semi-formal, deve ser completamente desempenhado pelo anfitrião, salvo indicação de um convidado:


  1.  A chaleira, com água fresca, é posta a ferver
  2.  Água fervente é jogada no bule para aquecê-lo e depois jogada fora
  3.  Coloque folhas de chá, geralmente chá preto ou saquinhos de chá, sempre antes da água fervente
  4.  Água fervente é colocada no bule sobre o chá e deixada para apurar por 2 a 5 minutos, enquanto um abafador de chá pode ser colocado sobre o bule para manter o chá quente.
  5.  Um coador de chá é colocado sobre a xícara e o chá é derramado, a menos que os saquinhos de chá sejam usados. Os saquinhos podem ser removidos uma vez que o chá atinja o estado de maturação desejado.
  6.  Leite fresco e açúcar podem ser adicionados de acordo com o gosto individual. A maioria das pessoas toma seus chás com leite e sem açúcar.
  7.  O bule terá, normalmente, chá o suficiente para servir todos os convidados sem ficar vazio. Mas se isso acontecer, o abafador de chá deve ser colocado depois de servido o chá. Água quente deve ser colocada em um novo bule e deve ser usada apenas para completar o bule, nunca as xícaras.




Pois é, amigos, entre fervorosas discussões sobre se o leite deve ser colocado antes ou depois do chá, eu deixo vocês com essa utilíssima informação de "how to host a tea party" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário