quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Literatura e sociedade

Olá, pessoal!

Recentemente, descobri que foi o dia nacional do poema lá na Inglaterra como tem post sobre a rainha nesse blog! e para celebrar o dia, a BBC convidou alguns atores para recitarem poemas famosos e de diversas épocas. Teve de tudo um pouco: Ian McKellen, Hellen Mirror, Benedict Cumberbatch...

Achei a ideia mais que genial. Eu amo literatura (embora prefira prosa a verso), mas sei que não é algo universal.  Além disso, muitas vezes não somos apresentados aos clássicos da maneira correta (fala sério, quem gostava d'O Alienista na 7ª série?) isso quando somos apresentados! Trazer atores populares dá vivacidade à literatura e faz nos interessar mais sobre o assunto em questão.

Um dos que eu mais gostei foi o Soneto 18 de Shakespeare recitado por ninguém mais ninguém menos que David Tennant. Quem me conhece, sabe que não sou a maior  ~fã~ do dramaturgo, mas tenho uma quedinha por esse soneto e pelo Tennant vestido de Hamelet também, se querem saber


"Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver."

Como disse, adorei a ideia e, como boa brasileira que sou, fiquei me perguntando se isso um dia vingaria pelas nossas terras. Então, isso meio que acontece, a gente é que não dá o devido valor. Existem programas especiais da nossa literatura na Tv Cultura, Brasil e a até no Globo News.

Sou a pior pessoa do mundo para acompanhar televisão (God knows, como eu to assistindo Gotham na Warner), mas essa cultura também é transmitida pela intenet. A Tatiana Feltrin e o marido fazem (...faziam...) o poesia da semana onde colocavam um poema todo domingo, e o meu preferio é esse de Oswaldo Montenegro:


Infelizmente, o casal não é famoso e o sucesso do canal não conseguirá atingir a maioria dos brasileiros e fazer nosso amor pela literatura nacional crescer, mas fica a dica se você quiser conhecer um pouco mais de poesia no sotaque carioca. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário