sábado, 23 de agosto de 2014

Sobre Nicki Minaj e minhas dúvidas feministas

Oi, pessoal!

Essa semana saiu o novo clipe da Nicki Minaj, Anaconda, e eu vi.

Sabe quando as pessoas filmaram suas próprias reações com o Casamento Vermelho e a morte do Oberyn em Game of Thrones? Pois é, eu queria ver a reação delas quando assistissem a esse vídeo. Eu queria ver a minha própria reação quando eu assisti. Provavelmente, eu fiz "Oh, natureza. Opa, erhm, erhm, eu estou me sentindo... incomodada?" Caso você ainda não tenha visto o vídeo, vou dissecá-lo aqui com você.

O single é da Nicki Minaj, o nome do título é Anaconda. Não, não é sobre a cobra ou o filme. That's right, aquela anaconda, o pênis. É um Hip Hop que tem uma linguagem forte e valoriza o corpão que certas mulheres possuem, tudo isso de forma sensual e um pouco vulgar também tbh





Depois que eu assisti esse vídeo e tive minha reação inicial de embaraçamento eu comecei a questionar o feminismo. Sim, o feminismo!

Veja bem, Nicki Minaj é uma rapper feminina e muito valorizada por isso. Poxa vida, o trabalho que ela escolheu é cercado por homens como 50 Cent, Eminem, Kayne, Dr. Dre e tantos outros que eu não conheço. Mas não é só por isso, o mundo do Hip Hop, além de ser basicamente composto por homens, é composto por homens machistas que tratam as mulheres como objetos. Pode pegar qualquer música do Snoopy Dog ou do 50 Cent que você vai perceber isso. Daí vem essa mulher baixinha, entra nas paradas e tira o lugar e muuuitos prêmios desses artistas renomados. Além disso, Nicki é vista como um simbolo feminista por não ter aquele corpo magro que a maioria das mulheres na indústria do entretenimento têm. 

Ela disse que as pessoas valorizam muito o corpo esguio e isso era uma preocupação pra ela, daí decidiu fazer a música Anaconda. Só que, sinto muito Nicki, não acho que você fez algo muito bom para qualquer tipo de mulher.

No clipe, ela é altamente sensual e faz muitos trocadilhos (Anaconda, o chantilly) que insinuam sexo, mas de um jeito como se ela fosse um produto. A começar pelo refrão "Minha Anaconda não quer a não ser que você tenha bunda, querida", cantada ao extremo e sempre acompanhada de cenas de alguém twerking. Ela aparece de fio dental, de avental de empregada fracesa e até dando uma lap dance no Drake, e é justamente ai que minha dúvida aparece. 

Eu fico feliz que ela possa mostrar o corpo e sentir-se orgulhosa de possuir curvas, mas qual é o limite para que isso não seja auto-objetificação? A Nicki Minaj é uma mulher e no trabalho compete com basicamente homens machistas, isso significa que ela precisa se rebaixar ao nível deles e fazer um vídeo explorando o corpo?

AFINAL, ISSO É VALORIZAÇÃO OU OBJETIFICAÇÃO?

Fiquei pensando nas mulheres que posam pra revistas como Playboy e dizem que o ensaio foi lindo e muito respeitoso e que aquilo era arte... Mas eu não acho que o consumidor comprou a revista pela arte. Isso significa que a intenção dela de valorizar o corpo feminino não foi recebido pelo público que só queria bunda?

E por fim, mostrar a bunda pro mundo ver e dizer que é feliz com seu próprio corpo é um avanço ou retrocesso pro feminismo?

Um comentário:

  1. Não sei, talvez um avanço. Por que seria um retrocesso?
    Quando a Nicki Minaj postou a capa do clipe foi impressionante a quantidade de comentários negativos simplesmente por causa bunda. Agora vamos refletir: o que é a bunda? Por que ficar tão chocados ao ver a bunda de uma mulher? Quando um homem mostra a bunda, pra alguns é chocante, por que diabos o cara ta mostrando a bunda? A cena até parece cômica, mas quando é uma mulher depende. A própria Minaj, depois de receber os comentários no instagram, começou a postar varias fotos que mostram mulheres brancas, magras, quase na mesma posição, mas não recebiam olhares repreendedores.
    O feminismo busca igualdade, mas também liberdade, que nesse quesito entra a liberdade sexual. Se você for analisar a Nicki Minaj, suas falas, suas letras, em momento algum ela é submissa, ao contrario ela tem controle sobre o próprio corpo (aquele que ela n tem vergonha de ter). A cena com o Drake é declaradamente assim: ele não a toca em momento algum porque ela pediu.
    Uma mulher mostrar a bunda pro mundo e dizer que é feliz com o próprio corpo, mostrar que tem controle sobre ele e esbanjar sua liberdade não é um retrocesso e sim uma afirmação.

    ResponderExcluir